4 passos promover diversidade no ambiente de trabalho

Os profissionais das gerações mais jovens não querem mais trabalhar em uma empresa com a qual não se identificam; eles querem se associar a organizações que defendem os mesmos valores e propósitos nos quais acreditam, o que inclui valores sociais. É por isso que, ao promover diversidade nos ambientes de trabalho, você consegue atrair melhor esses jovens talentos e mantê-los engajados.

A diversidade nos ambientes de trabalho traz muitos benefícios. Além da melhora no resultado financeiro, uma equipe composta por indivíduos com diferentes perfis e backgrounds permite um diálogo mais amplo dentro da empresa, o que beneficia a inovação e as soluções criativas. Por isso, investir em diversidade aporta uma vantagem competitiva.

Então, a questão não é se você deve promover diversidade no ambiente de trabalho, mas sim como fazer isso. Neste post, verá 4 passos práticos que vão guiar você nessa missão.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

1. Crie um código de cultura

O código de cultura é um documento que traduz a cultura organizacional, isto é, a maneira como a empresa vê o mundo e se posiciona dentro dele. Se, na cultura da empresa, a diversidade é importante, isso deve ser dito claramente no código de cultura. O código é uma ferramenta importante pois, sendo um documento formal, ele dá mais credibilidade ao que é dito.

2. Estabeleça planos de carreira transparentes

Se você quer promover diversidade no ambiente de trabalho, precisa estabelecer planos de carreira transparentes, nos quais os critérios para ascensão profissional sejam objetivos e claros.

Profissionais com perfis de minoria preferem as empresas que oferecem este benefício, pois representa a igualdade na oportunidade de crescimento. Quando não há planos de carreira transparentes, é possível que esses profissionais encontrem obstáculos maiores do que os outros para crescer na organização.

3. Revise os processos seletivos

Os processos seletivos são a maior barreira para a diversidade no ambiente de trabalho. A maneira como eles são organizados pode desprivilegiar algumas pessoas. Um exemplo são as empresas que pedem currículos com foto, ou solicitam que a mulher declare se tem filhos.

Ainda que a intenção não seja usar essa informação como critério, ela pode se tornar um fator inconsciente para a escolha do candidato, que nem chega a ter a chance de uma entrevista. E, como essas eram práticas comuns no passado, muitas empresas simplesmente continuam replicando.

Não é apenas isso. Alguns processos seletivos usam testes ou modelos de entrevista antiquados, que não ajudam a realmente avaliar o potencial dos candidatos, mas privilegiam aqueles que têm competências e habilidades muito específicas (e nem sempre relevantes para o cargo em questão). Portanto, revise e atualize os processos seletivos da sua empresa para verificar se existe algum elemento que possa prejudicar a transparência do processo.

4. Forme um programa de compliance interno

Compliance é o nome dado à observância de normas e de boas práticas. Programas de compliance visam promover o cumprimento e identificar casos de descumprimento.

A proposta é criar um programa de compliance que ajude a identificar quando algum membro da organização, independentemente de seu status, está agindo de maneira discriminatória. Afinal, não adianta trazer mais diversidade para dentro da empresa se as pessoas não receberem o mesmo tratamento; do contrário, elas vão embora.

Um dos elementos de um programa de compliance é um canal denúncia de comportamento inadequado. Esse canal, idealmente, deve preservar a anonimidade dos denunciantes, para evitar retaliações.

Fomentar mais diversidade nos ambientes de trabalho não é uma missão fácil. Existem barreiras invisíveis que precisam ser combatidas. O segredo está em manter uma postura vigilante, constantemente em busca de maneiras mais eficientes para atrair e reter profissionais com perfis variados.

Compartilhe este conteúdo com seus contatos nas redes sociais e ajude a divulgar os passos para um ambiente de trabalho com maior diversidade!

Sign in to post your comment or sign-up if you don't have any account.

Deixe seu comentário

WordPress Lightbox