Afinal, como melhorar o ambiente de trabalho de uma empresa?

São muitas as variáveis que levam uma empresa ao sucesso, mas um elemento muito importante dentro de uma organização é o ambiente de trabalho. Uma gestão de pessoas com foco no colaborador é determinante para favorecer as relações interpessoais e tornar esse ambiente o melhor possível. Dar tranquilidade e segurança para que o funcionário desenvolva suas atividades com qualidade é sair na frente.

Se sentir confortável e à vontade não deve ser uma exclusividade do momento de chegar em casa. Ter um clima harmonioso é ter um grupo produtivo. Trazer para a empresa aspectos que melhorem o ambiente de trabalho, sejam eles de estrutura ou de relacionamentos, é essencial.

Funcionários satisfeitos e engajados são a chave para o sucesso de qualquer organização. Ter êxito passa diretamente por tornar o clima organizacional o melhor possível. Uma gestão com foco nas pessoas é o ponto de partida para atingir esse objetivo.

Confira a seguir dicas de como melhorar o ambiente de trabalho e transformar sua empresa.

Promova a comunicação entre os colaboradores

Incentivar o diálogo entre os funcionários é uma prática saudável para qualquer organização. Permitir um momento onde as obrigações são deixadas de lado e que todos possam confraternizar é fundamental. Servidores que encontram amigos em seus colegas de trabalho ficam mais propensos a tornar o ambiente organizacional mais saudável.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Acolha bem os novos funcionários

Chegar em um novo local de trabalho é um momento de ansiedade. Todo começo é desafiador e ser bem recebido no primeiro dia de trabalho pode fazer toda a diferença. Uma simples recepção com um passeio pela empresa, apresentando os colegas e explicando, brevemente, as funções de cada setor desperta no novo colaborador uma sensação de pertencimento imediata.

Esteja aberto a sugestões sobre como melhorar o ambiente de trabalho

Um gestor tem uma visão ampla de todo o funcionamento da empresa, mas é o funcionário que conhece de perto a rotina do seu setor. Ele sabe das dificuldades e, também, das realizações, e muitas vezes tem excelentes ideias sobre como otimizar o serviço e aumentar a produtividade. É fundamental que ele se sinta à vontade para sugerir possíveis mudanças. Um funcionário que não sente abertura do gestor não tem a segurança necessária para propor nada.

Aproveite os momentos de descontração

A maioria das reuniões com clientes são cercadas por um clima de maior seriedade, mas não são todas as situações que pedem essa postura no dia a dia da empresa. Saber desfrutar dos quinze minutos para o cafezinho, por exemplo, é importantíssimo. São nesses momentos que, muitas vezes, começam brainstorms de projetos incríveis.

Entenda as necessidades de cada colaborador

As soluções são diferentes para cada ocasião. A melhor solução possível para um problema específico de um funcionário, provavelmente, não será a melhor solução para o outro. O que funcionou muito bem há cinco anos, pode não voltar a funcionar, mesmo que para a mesma pessoa. Se colocar no lugar do outro gera empatia e entendimento para a resolução de problemas que possam surgir.

Agora que você já conhece algumas formas de como melhorar o ambiente de trabalho, pode colocar algumas delas em prática. Ter uma equipe coesa e motivada, que compartilhe os mesmos valores e busque os mesmos objetivos é um diferencial para qualquer empresa.

Afinal, um funcionário feliz é um cliente feliz, como você pode conferir neste outro artigo aqui do blog do VOCA.

Sign in to post your comment or sign-up if you don't have any account.

Deixe seu comentário

WordPress Lightbox