Afinal, o que é choque de gestão e como impacta a comunicação interna?

O que fazer em tempos de crise? Independentemente do setor em que ela se instaura e dos motivos que levaram a ela, é fato que a crise requer estratégias, muitas vezes radicais. Falaremos, neste artigo, sobre o que é choque de gestão.

Você vai descobrir como essa medida pode transformar o cenário do seu negócio, sendo extremamente eficaz para contornar uma crise ou para antecipar instabilidades e evitar um momento crítico.

Continue a leitura e entenda e como você pode usar a comunicação de forma eficiente para esse momento em sua empresa.

Entenda o que é choque de gestão

O ciclo de vida de uma empresa inclui diversas etapas. Por vezes, situações internas ou externas podem acabar levando à instabilidade e queda nos resultados.

Seja qual for a situação da sua organização, eventualmente, um choque de gestão pode se fazer necessário. Mas o que é choque de gestão?

Podemos considerá-lo como um método de aprimoramento e atualização da gestão. Nesse processo, pontos fundamentais de um negócio são revisitados, como finanças, área comercial, área de RH e, cultura e comunicação.

É um processo que alcança diversos departamentos, incita mudanças e obriga gestores e colaboradores a deixarem a zona de conforto para que haja transformação do cenário.

Em tempos de crises e para empresas que desejam alavancar e crescer, o choque de gestão é indispensável. Porém, ele precisa ser realizado, acima de tudo, com planejamento, foco e bom gerenciamento.

Use a comunicação a favor do choque de gestão

A ausência dos três fatores citados acima pode tornar o processo traumático e, por vezes, fatal para a empresa. Isso porque, sem harmonia e comunicação dos gestores com a equipe, gera-se uma sensação de instabilidade e insegurança que é prejudicial para o clima organizacional.

Assim, é importante priorizar o bem-estar do público interno, fomentando uma cultura de confiança e de valorização das pessoas acima dos lucros.

A comunicação eficaz é a principal aliada da empresa nesse momento tão decisivo. Por isso, separamos ações que podem auxiliar no alinhamento de empresa e profissionais. Confira abaixo.

Usar uma linguagem clara e objetiva

Transparência nas relações é um valor precioso no ambiente de trabalho. Ele se mostra por meio de uma comunicação clara e objetiva, que não esconde fatos, mas, ao contrário, inclui todos no cenário vivenciado.

Dar feedbacks construtivos

O feedback tem sido considerado por especialistas como uma ferramenta valiosa para o fomento de relações saudáveis dentro da empresa. 

Por meio dele, se feito de forma positiva, é possível valorizar pessoas, alimentar a confiança e trabalhar limitações para melhores resultados no futuro.

Colocar sentimento na comunicação

Um discurso distante nunca é a alternativa ideal quando se trata da relação entre gestores e equipes. É preciso adotar uma gestão e uma comunicação mais humanizada e horizontal, que aproxima e integra.

Ouvir os colaboradores

Ouvir e entender opiniões e sentimentos dos funcionários durante um momento de choque de gestão é fundamental para que o processo tenha sucesso.

Afinal, mudar a forma administrativa, rever finanças, adotar novos sistemas e atualizar rotinas de nada é válido se não existir engajamento por parte da equipe.

Métodos como o choque de gestão têm grande impacto para profissionais de todas as hierarquias da organização. Por isso, é preciso trabalhar para garantir um ambiente saudável e uma comunicação eficaz e transparente.

Como você já entendeu o que é choque de gestão, queremos mostrar como uma plataforma de comunicação pode ser útil nesse e em outros momentos de sua empresa.

O Voca é um sistema especializado em engajar equipes e aumentar a interação em prol de resultados. Conheça nosso propósito e nossos valores

Powered by Rock Convert

Sign in to post your comment or sign-up if you don't have any account.

Deixe seu comentário

WordPress Lightbox