Afinal, qual é o papel do CEO na construção de uma marca?

Ir além da gestão convencional: esse é o papel do CEO moderno. Em meio a tantas transformações sociais e de mercado, aderir a um posicionamento mais humano é um caminho que agrega valor à empresa e atrai a atenção positiva do público interno.

Neste texto, vamos mostrar como uma gestão pode fazer a diferença no contexto empresarial e servir de inspiração para que as equipes encontrem propósito e satisfação no trabalho. Continue a leitura!

O que há de mais importante nas empresas?

Ao longo dos anos, vários conceitos nortearam a rotina de uma organização. Entre eles, a preocupação em atender as necessidades do consumidor e a obtenção de lucro. Porém, o exemplo de grandes empresas, como a Google, nos mostra que a valorização do público interno é a chave para um bom desempenho.

Paralelamente, pesquisas mostram o quão relevante é o posicionamento de uma empresa. Segundo a Gallup, cerca de 36% dos candidatos a um emprego consideram muito importante a reputação da marca empregadora, já que eles querem se sentir bem com o que ela representa e oferece ao mundo.  

O conceito de people first visa colocar em primeiro lugar as pessoas que fazem com que a máquina empresarial continue girando. Atentando para as necessidades delas, o atendimento externo, a inovação e a produtividade serão consequências orgânicas.

Como o CEO pode se posicionar?

Transformações devem começar de cima para baixo, por isso o papel do CEO é central na construção do employer branding. Ele se torna o principal porta-voz dessa cultura de valorização e de fomento da employee experience baseada em valores sólidos, bom clima organizacional, comunicação transparente e senso de propósito e de pertencimento. 

Ao mesmo tempo, ele é preparado para se posicionar frente às diversas questões sociais e econômicas que atravessam a rotina de uma empresa, incluindo as crises. Se preparado corretamente, o posicionamento do CEO traz benefícios para o estabelecimento.

Essa é uma tendência mostrada por um estudo da Harvard Business Review. A pesquisa apontou que 80% dos executivos de comunicação entrevistados percebem “alguma vantagem” para suas empresas por conta do ativismo do CEO em relação a causas públicas.

Isso acontece porque as pessoas têm desejado uma aproximação com as empresas, entendendo quem são os profissionais por trás das marcas, o que pensam e quais são seus valores.

Quais são os impactos de uma gestão bem posicionada?

Um CEO bem preparado para representar a empresa e mostrar no que a organização de fato acredita tem um forte impacto em seu público interno. Separamos algumas questões que são influenciadas por esse posicionamento:

  • os colaboradores se sentem inspirados e motivados pelo CEO;
  • o líder serve como modelo a ser seguido em suas ações e maneira de pensar;
  • a empresa performa bem na mídia por conta de posicionamentos acertados e transparentes;
  • a imagem da empresa é solidificada no mercado, o que pode, inclusive, atrair mais talentos;
  • o engajamento dos funcionários aumenta pois eles se sentem valorizados e com propósito para ajudar a empresa a crescer;
  • em cenários de crise, a solução é rápida e fiel aos valores da empresa.

Percebeu como o papel do CEO pode ser estratégico em uma empresa e conduzi-la a diversas transformações e melhorias positivas? Esperamos que os conceitos deste texto possam servir como inspiração para sua gestão.

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