Como eles chegaram tão longe? Conheça 3 cases de sucesso de comunicação interna

Uma pesquisa global da Gatehouse constatou que comunicar as estratégias, valores e propósitos da empresa aos colaboradores era uma prioridade para 64% dos entrevistados. Como essa pode e deve ser uma prioridade para sua gestão também, neste artigo separamos três cases de sucesso de comunicação interna.

Afinal, sabemos que nem sempre as estratégias usadas na comunicação dão resultados e que é fundamental contar com soluções inovadoras para engajar pessoas no ambiente empresarial.

Continue a leitura e descubra a forma como Google, Hubspot e IBM alinharam sua comunicação interna.

1. Google

É claro que nossa lista de cases de sucesso de comunicação interna é encabeçada pela gigante de mercado Google. A empresa se tornou referência mundial por sua inovação e por sua cultura organizacional, desenhando, no caminho, diversas estratégias que podem servir de exemplo para nossas companhias.

Em termos de comunicação interna, a Google identificou uma necessidade latente de fazer suas equipes serem ouvidas. Para isso, a empresa usa duas ferramentas.

A primeira é o People Analytics, que, por meio de pesquisas e coleta de dados, identifica padrões que podem otimizar a satisfação e a performance dos colaboradores.

Um projeto nomeado Aristotle Project também se tornou a chave para observar fatores que levavam os times ao sucesso. Ele foi desenvolvido por meio de centenas de entrevistas que identificaram que equipes de alta performance tinham:

  • segurança psicológica para correr riscos;
  • dependência mútua no trabalho em equipe;
  • clareza de objetivos e ações;
  • senso de propósito;
  • senso de impacto.

2. IBM

Se funcionários que consideram que sua voz é ouvida têm 4,6 vezes mais chances de se sentirem empoderados para ter melhor desempenho, o case de sucesso de comunicação interna da IBM certamente integra esse dado. 

Enquanto, tradicionalmente, a comunicação interna era feita de cima para baixo e “empurrada” aos funcionários, na IBM os próprios colaboradores criam a comunicação por meio de uma intranet.

Em 2009, com 260 mil colaboradores registrados, 600 mil webpages foram geradas, tornando o trabalho dos gestores de comunicação apenas de curadoria em vez de focado em produção, e deixando o espaço aberto para que os profissionais pudessem compartilhar seus conhecimentos.

3. HubSpot

Vencedora de um prêmio para empresas com melhores culturas internas, a HubSpot é mais uma empresa que entendeu o poder do engajamento e valorização de pessoas. Indo além da cultura apenas no papel, ela estende seus valores a todas as suas práticas.

Um desses valores é a transparência. Assim, a empresa compartilha tudo com seus colaboradores, independente das hierarquias, gerando um profundo sentimento de inclusão. Essa comunicação clara e acessível é desafiadora, mas, certamente, um diferencial que tem alavancado a companhia por meio do aumento na satisfação das equipes.

Quanto a comunicação em sua empresa é planejada? De acordo com a pesquisa da Gatehouse, 21% dos profissionais responsáveis pela comunicação interna não têm um plano para essa área, trabalhando mais com ações reativas do que proativas. 

Esperamos que este artigo com os principais cases de sucesso de comunicação interna ajude você e sua organização a criarem estratégias inovadoras e eficazes nessa área. Afinal, uma boa comunicação tem o poder de reduzir taxas de turnover e aumentar o engajamento.

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