Como o design thinking vai te ajudar a pensar fora da caixa?

Em sua opinião, o que é o mais importante para o sucesso de uma empresa atualmente? Neste artigo, vamos falar sobre usar o conceito de design thinking para alcançar o tão falado “pensar fora da caixa”.

Nossa reposta para a pergunta que abriu este texto é: inovação. Para Gordon Tredgold, autor e palestrante nos temas negócios e liderança, é preciso focar na inovação, já que ela é um grande diferencial para organizações.

Mas como inovar? Mostraremos a seguir que existe sim uma “receita do bolo” para cultivar um pensamento focado em inovação.

O design thinking para a inovação

Pensar como os designers. Por que isso? Profissionais do ramo de design têm foco em solucionar problemas de pessoas e, junto a isso, criar uma experiência satisfatória. Para isso, eles seguem um processo de pensamento que envolve conhecer o cliente, investigar o problema, pensar soluções e buscar a mais adequada.

Jon Kolko escreveu para a Harvard Business Review que “o design thinking é uma ferramenta essencial para simplificar e humanizar”. De fato, esse conceito tem como norteador a criação de soluções para problemas que afligem as pessoas. Justamente por isso ele é tão valioso para as empresas.

Porém, apesar desse conceito ser relativamente novo, o uso de estratégias mentais e caminhos de pensamento para chegar à inovação não é uma prática nova. Afinal, a inovação está presente desde os primórdios da humanidade, em cada passo que o homem deu para solucionar os problemas inerentes à sua sobrevivência.

Entretanto, hoje podemos definir e categorizar cada um desses passos que levam à inovação, de forma a seguir um percurso com mais chances de sucesso e fácil de ser ensinado e praticado diariamente. A isso chamamos design thinking.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

As etapas do design thinking

Para que o famoso conceito de “pensar fora da caixa” possa fazer parte do seu dia a dia e dos colaboradores da sua empresa, separamos as seis principais etapas a serem seguidas para solucionar um problema de forma inovadora.

Empatia

Muito tem se falado sobre empatia nos últimos anos. A ideia de se colocar no lugar do outro é fundamental para iniciar um processo de solução de problemas. Afinal, é preciso entender a fundo como aquilo afeta o indivíduo.

Esse entendimento será a chave também para um trabalho com propósito e satisfação, já que, após resolvida a questão, a equipe terá a certeza de que usou seu potencial com um excelente fim.

Definição

Após o primeiro momento vai ser preciso delimitar o problema do público-alvo. Em geral, é uma questão extremamente complexa e cheia de ramificações.

Mas, segundo Enrique Rubio, o segredo é decompor o problema e usar o design thinking para separar peças menores até resolver o todo.

Ideação

É aqui que grandes ideias são concebidas. Esse momento leva nas agências de design o nome de brainstorming e consiste na tempestade de pensamentos criativos que tem como resultado várias possibilidades para a resolução de um problema.

Testes

É claro que nem todas as ideias que surgem no momento de ideação são viáveis. Por isso, em seguida, é preciso reduzir a lista para aprimorar as ideias, criar protótipos e realizar testes. Assim, é importante se ater ao problema inicial para garantir um resultado satisfatório.

Escalabilidade

Por último, a equipe vai checar se o protótipo que passou pelos testes com louvor é escalável. Esse princípio é extremamente valioso para empresas atualmente, já que a escalabilidade significa que o produto poderá ser replicado inúmeras vezes com baixos custos, de forma funcional e eficaz.

Percebeu como o design thinking tem imenso valor para organizações que querem pensar fora da caixa e resolver problemas de forma inovadora? Esse conceito deve fazer parte da rotina não apenas de líderes e CEOs mas também de colaboradores de todos os níveis hierárquicos de uma empresa.

Que tal começar hoje a implantar esse mindset em sua organização? Para isso, você pode contar com o Voca, uma ferramenta eficiente de comunicação que aumenta o engajamento, a satisfação e a produtividade da sua equipe. Venha nos conhecer!

Powered by Rock Convert

Sign in to post your comment or sign-up if you don't have any account.

Deixe seu comentário

WordPress Lightbox