Como os líderes podem formar uma equipe de alta performance?

Saber como formar uma equipe de alta performance é uma das questões atemporais que preocupam líderes corporativos. Foi isso que mostrou o livro Leading Organizations: Ten Timeless Truths, escrito por Scott Keller e Mary Meaney (sócios da McKinsey & Company), ao examinar artigos publicados na Harvard Business Review durante 40 anos

Times de alta performance estão nessa lista justamente pela influência nos resultados de um negócio. Basicamente, empresas que investem no desenvolvimento dessas equipes têm diferencial competitivo, e muito mais potencial para ganhar o mercado.

Então, ficou interessado? Continue esta leitura e descubra quais ações você pode implementar em seu contexto empresarial para formar uma equipe de alta performance!

Atentar no recrutamento e seleção

Recrutar de forma eficiente é a primeira etapa na construção de um “dream team”. Mesmo que seja fundamental investir no desenvolvimento constante dos profissionais, garantir que eles já cheguem à empresa com o fit cultural desejado é uma forma de alavancar os seus objetivos.

Nesse sentido, entre os principais fatores que devem ser observados no recrutamento estão a diversidade e as soft skills. Essas são questões que vão além das competências técnicas, mas que dão peso à performance da equipe a longo prazo. Lembre-se disso!

Garantir segurança para correr riscos

De nada adianta aprender a formar uma equipe de alta performance se, na rotina empresarial, os seus colaboradores trabalharem sempre contidos pelo medo de errar e ser punidos. Por isso, é fundamental prestar atenção na confiança desse time.

Um famoso estudo do Google chamado “Projeto Aristóteles” buscou saber o que havia em comum entre os seus melhores times. Ao final, os pesquisadores descobriram um fator que denominaram de segurança psicológica. Grosso modo, nos times de alta performance do Google os profissionais se sentiam livres para correr riscos, dar ideias, fazer perguntas ou admitir erros. Isso os impulsionava a inovar e gerava uma confiança mútua que fortalecia a equipe.

Ser um líder de alta performance

Já falamos aqui no blog sobre a importância que um líder de alta performance tem para o fomento da inovação em empresas. Isso porque ele tem um papel crucial na performance do seu time, sendo o responsável por motivar os colaboradores, dar feedbacks e criar desafios.

Essas responsabilidades fazem com que 93% dos líderes sintam que precisam de treinamento para aconselhar seus times, por exemplo. Justamente por isso, é fundamental que o desenvolvimento seja constante para esses gestores.

Fazer uma comunicação propositiva

Sem dúvida, a boa comunicação é uma das bases para construir um time de alta performance. E, nesse aspecto, as tecnologias digitais podem ser grandes aliadas para fomentar uma comunicação propositiva entre líderes e equipes.

Só para ilustrar o assunto: um estudo recente da McKinsey Global Institute descobriu que melhorar a comunicação e a colaboração por meio de tecnologias pode aumentar a produtividade dos trabalhadores em 20 a 25%. Não há como ignorar esses resultados, certo?

Enfim, formar uma equipe de alta performance é mesmo o caminho para garantir que a sua organização seja inovadora e se destaque no mercado por bons resultados! A preocupação dos líderes em relação a isso é legítima, já que, como vimos, a desenvoltura do time impacta diretamente o sucesso da empresa.

Então, gostou desta leitura sobre como formar uma equipe de alta performance? Sobrou alguma dúvida? Deixe-nos o seu comentário e conte qual dessas estratégias mais chamou a sua atenção!

Powered by Rock Convert

Sign in to post your comment or sign-up if you don't have any account.

Deixe seu comentário

WordPress Lightbox