Como um programa de compliance melhora as relações na empresa? Entenda!

A sua empresa já adotou um programa de compliance? Se a resposta for negativa, saiba que existem alguns motivos para que a sua gestão dê esse passo em direção à maior segurança e alinhamento do seu negócio.

Sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo, por isso, é fundamental garantir estratégias que tragam mais estabilidade à empresa e mantenham positivas as relações com clientes internos, externos e investidores.

É nesse sentido que o compliance vem avançando entre empresas no Brasil, segundo a Harvard Business Review. E, neste artigo, veremos por quê. Continue lendo e confira!

O que é e como funciona um programa de compliance?

Uma tradução simples para “compliance” é “conformidade. Estamos tratando, portanto, de um esforço da empresa em manter-se sempre alinhada às leis, além de delinear suas próprias normas e condutas internas. Em outras palavras, o programa de compliance garante que todo o negócio — desde as mais baixas hierarquias até os executivos — trabalhe de forma uniforme em relação à conduta e às responsabilidades legais.

Esse sistema é capaz de evitar fraudes e ilegalidades em processos, bem como garantir um padrão de conduta para as relações de trabalho. Isso proporciona segurança e mais saúde para o negócio como um todo, já que afeta tanto os colaboradores quanto as relações externas.

Como esse programa favorece o negócio?

Separamos abaixo diversos benefícios que a sua empresa pode experimentar, em todos os âmbitos, ao adotar um programa de compliance.

Valorização da marca

Atualmente, os consumidores estão muito atentos em relação a empresas que valorizam a transparência e o cumprimento da lei. Logo, quando o público identifica essas qualidades na sua organização, você ganha uma boa vantagem competitiva. Ao mesmo tempo, deixar de lado medidas de compliance pode acarretar crises de imagem, justamente porque o público está mais consciente.

Atração de investimentos

Uma empresa comprometida com a transparência e o cumprimento da lei também tem chances menores de sofrer crises e consequentes desvalorizações no mercado. Isso porque a sua reputação atrai mais investidores, que procuram solidez e estabilidade para seus recursos.

Além disso, a conformidade com a lei favorece a obtenção de subsídios, doações e empréstimos, tanto de órgãos públicos como de privados. Ou seja, é também um meio de se destacar na disputa em licitações.

Segurança aos funcionários

Assim como a gestão, os colaboradores são grandes beneficiados da implementação de um programa de compliance. Afinal, eles terão a segurança de um manual de conduta que poderá embasar solicitações e denúncias.

Inclusive, um canal de comunicação interna para denúncias anônimas é uma excelente ferramenta para incentivar a transparência e garantir que a voz de todos seja ouvida. Essa abertura para uma comunicação eficaz é uma das vertentes de uma cultura organizacional sólida.

Sustentabilidade do negócio

Ainda é comum que os gestores interpretem os programas de compliance como algo direcionado a grandes negócios, mas esse pensamento é um equívoco.

Como mostra um relatório divulgado em 2018 pela Association of Certified Fraud Examiners, pequenos negócios perdem quase duas vezes mais do que grandes empresas em casos de fraudes. E o motivo disso é a falta de infraestrutura para prever essas situações, o que faz com que muitas empresas não consigam se recuperar delas.

Ou seja, independentemente do tamanho da organização, é preciso diminuir a sua vulnerabilidade com um programa de compliance. Isso é o que garantirá a sustentabilidade do negócio a longo prazo.

Enfim, esperamos que este artigo tenha deixado claro como o compliance pode fazer a diferença para que um negócio seja bem-sucedido, tenha segurança e mantenha relações saudáveis com stakeholders internos, clientes e investidores.

Agora, se você gostou deste conteúdo e quer receber mais materiais que podem contribuir para sua gestão, aproveite para assinar a nossa newsletter!

Powered by Rock Convert

Sign in to post your comment or sign-up if you don't have any account.

Deixe seu comentário

WordPress Lightbox