Culture Code: como ele contribui para identidade da empresa?

O que norteia o trabalho de sua empresa? Sua equipe consegue responder prontamente quais são os principais valores da organização? Se as respostas para essas perguntas não foram satisfatórias para você, está na hora de pensarmos juntos sobre Culture Code.

Se você acha que a cultura de sua empresa é algo que vai emergir naturalmente, permita que nós e Dharmesh Shah, cofundador da HubSpot, discordemos de você. Em um texto para o Linkedin ele escreveu que as melhores empresas são deliberadas sobre sua cultura. Elas projetam e defendem isso.

Neste texto você descobrirá porque levar um código de cultura a sério, e ainda o quanto colocá-lo para fora do papel contribui para uma identidade sólida da sua empresa.

Cultura sólida para uma identidade de valor

Quais empresas vieram a sua mente ao iniciar essa leitura? Se você ainda não pensou em nenhuma, tire alguns segundos e deixe seu cérebro associar o termo Culture Code a algumas organizações.

Pronto? Será que em sua lista apareceram nomes como Netflix, HubSpot e Google? Provavelmente. E aí está a força dos valores dessas companhias.

Observando a declaração de cultura da Netflix, por exemplo — uma das pioneiras na febre do Culture Code, quando seu CEO Reed Hastings disponibilizou o documento em 2009 no Slideshare — , percebemos claramente que seu foco é na valorização de pessoas, seja oferecendo um serviço que traz felicidade, seja investindo em um “dream team”.

A HubSpot define que seu manifesto sobre cultura é uma parte do que a empresa é, além de, uma parte do que ela aspira ser.

O que define uma cultura é o compartilhamento de crenças, valores e práticas. Na empresa, o Culture Code é o norte do planejamento, das ações, da forma de atender pessoas e de recrutar profissionais. Ter isso claro fomenta um ambiente saudável e transparente para o crescimento.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Códigos que levam ao sucesso

Como escreveu Scott MacFarland para um artigo do Huffington Post, um Culture Code não se resume a um slogan, campanha ou quadro na parede. Indo além de um slide bem feito, e trazendo os valores para a realidade da empresa, você verá as vantagens dessa mudança de mindset.

E quais são esses benefícios? Separamos alguns deles!

Senso coletivo de propósito

Ter um propósito claro foi uma das razões que fez o Google ser eleito pelo Forbes Technology Council como a empresa com melhor cultura. Afinal, sentir que seu trabalho contribuiu para mudanças efetivas no mundo é o desejo da geração Millennial, segundo pesquisas.

Clareza sobre o comportamento esperado

O Culture Code também é eficaz como ferramenta de alinhamento entre os colaboradores da empresa. É uma forma de integrar pessoas por meio de valores e, por isso mesmo, eles devem estar claros para todos que estão e que chegam à empresa.

Fortalecimento das relações

Para a Netflix, um dream team é a base de tudo, com pessoas incríveis trabalhando juntas, de forma colaborativa, compartilhando informações e desestimulando a política. São apenas alguns pontos que você pode levar para a sua empresa a fim de ter um ambiente saudável e com relações fortes entre os colaboradores.

Aumento da satisfação e engajamento

O livro Entrepreneur Voices on Company Culture traz uma cultura baseada em valores como um dos principais segredos para o sucesso do engajamento e satisfação de colaboradores na empresa. A McKinsey & Company, por exemplo, separa dias específicos para reforçar seus valores para toda a equipe e envolver todos no futuro da empresa.

Definir um Culture Code é muito mais que projetar um ideal de empresa. É, principalmente, saber de onde vêm as motivações e os princípios que vão nortear a trajetória e as relações da empresa.

Delinear esses valores e integrá-los à rotina organizacional é garantir a solidificação da identidade da empresa e da forma como ela é vista, não só por seus colaboradores, mas também pelo mercado, pelos novos talentos, pelos clientes, pelos investidores e pela mídia.

Compartilhar ideias é um dos valores presentes no Culture Code do VOCA. Queremos continuar compartilhando com você no FacebookInstagram e no Linkedin. Que tal nos seguir por lá?

Powered by Rock Convert

Sign in to post your comment or sign-up if you don't have any account.

Deixe seu comentário

WordPress Lightbox