Entenda o poder do propósito para a sua empresa

Toda pessoa precisa de um propósito. Você já viu alguém que não tem propósito em sua vida? Isto é, alguém que não tem um objetivo maior para si mesmo? Essa pessoa fica sem direcionamento em suas ações e decisões, e também sem motivação. Ela apenas “segue o fluxo”, sem tomar um papel ativo. Uma frase que descreve bem essa situação é: “quando você não tem destino certo, qualquer caminho serve”.

Bom, tudo isso também se aplica a uma empresa. O propósito é a alma da organização. É ele que dá uma orientação para os gestores e colaboradores; e, se for compartilhado, também é uma fonte de motivação para todos que fazem parte do negócio.

Agora, que tal ler mais sobre os benefícios do propósito e como construir um para a sua empresa?

Benefícios do propósito para a organização

Já falamos do papel orientador e motivador de um propósito. Essa é a visão geral do assunto, mas podemos demonstrar vários outros benefícios que derivam deles. Veja alguns exemplos.

Propósito cria confiança

Quando uma empresa afirma seu propósito, ela conquista mais confiança das partes com as quais se relaciona.

É claro que as declarações de propósito precisam ser traduzidas em atos. Do contrário, a confiança conquistada será perdida rapidamente.

Propósito fortalece a equipe

O profissional do século XXI, das gerações Y e Z, quer ter um motivo para fazer o que faz no lugar onde está; ele não quer ser meramente um executor mecânico de tarefas sem sentido.

Assim, ao formular e trabalhar por um propósito, a organização fortalece sua equipe de colaboradores, reduzindo taxas de turnover e formando um verdadeiro time. Essas pessoas não vão “abandonar o barco” por uma simples proposta de um salário mais alto se acreditarem que estão fazendo a diferença na sua empresa.

Propósito leva à inovação

O propósito também ajuda a atrair outros profissionais para a empresa – profissionais de alto potencial, aqueles que chamamos de talentos. E talentos são, por natureza, inovadores.

Assim, ao criar um propósito para sua empresa, você cria condições que favorecem a inovação. E a inovação, por sua vez, vai ajudá-lo a atingir o seu propósito!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como construir um propósito

Se você está convencido das vantagens de ter um propósito para a sua empresa, é hora de construir um. Para isso, nós temos algumas dicas essenciais.

Seja ambicioso

Propósitos pequenos não mobilizam as pessoas. Ninguém corre uma maratona com o objetivo de ser o 20º colocado, certo? Da mesma maneira, ninguém se compromete com um propósito que trará pouco desafio e, consequentemente, pouca recompensa e visibilidade.

Priorize as pessoas

Ser ambicioso, apenas, não basta. Se o propósito da sua empresa for, meramente, “ser a mais lucrativa do segmento”, você vai conseguir pouca adesão. Esse propósito coloca o dinheiro em primeiro lugar, e não as pessoas.

O que os profissionais de hoje buscam é um propósito que faça a diferença na vida das pessoas, quer sejam os clientes, a comunidade em torno da empresa, ou toda a sociedade do planeta.

Comunique de maneira clara e simples

O propósito tem que ser ambicioso, mas não deve ser difícil de entender. Deve ser possível expressá-lo em poucas palavras, sem causar dúvida ou confusão. Dessa maneira, será mais fácil promovê-lo dentro e fora da empresa. Afinal, o propósito não tem utilidade se não for amplamente conhecido por todos que precisam trabalhar por ele e todos que ele afeta.

Conte com ajuda para implementar

Como dito no item anterior, não basta criar uma frase bonita; o propósito da sua empresa tem que ser amplamente conhecido. Mais do que isso, as pessoas precisam comprar a ideia e se alinhar com ela no dia a dia. Essa é a parte verdadeiramente difícil do trabalho, onde contar com a ajuda de especialistas e da tecnologia adequada vai fazer toda a diferença.

Este post mudou a maneira como você pensa em propósito dentro da sua empresa? Então, não deixe de compartilhar este conteúdo com mais pessoas por meio das redes sociais!

Sign in to post your comment or sign-up if you don't have any account.

Deixe seu comentário

WordPress Lightbox