Entenda o que é Employee Experience e como tem revolucionado as empresas

Proporcionar uma experiência satisfatória e diferenciada passou a estar no cerne de muitas situações atuais. Seja em uma loja, em um espetáculo, no design de um site, na jogabilidade de um game ou mesmo em um filme interativo da Netflix, a experiência está no centro.

Nas organizações, o conceito de customer experience é amplamente conhecido. Mas neste artigo queremos abordar o que é employee experience. Se você ainda não conhece esse conceito, está na hora de se atentar a ele, já que pode ser o gatilho para uma verdadeira revolução em sua empresa. Acompanhe!

O que é employee experience?

O RH de muitas corporações já desenvolveu uma visão de valorização dos colaboradores, entendendo que é a partir disso que melhores resultados virão. Mas se engana quem pensa que é apenas disso que se trata o conceito de employee experience.

Mais do que iniciativas que tenham como finalidade funcionários satisfeitos para atender bem os clientes, trata-se de colocar a satisfação e o engajamento dos colaboradores como produto final da equação.

Isso significa abolir a mentalidade do cliente em primeiro lugar e trabalhar para uma cultura de “people first”, que priorize a experiência do colaborador. Essa experiência está no centro não apenas de momentos pontuais da empresa. Ela inicia nos primeiros contatos de candidatos em processos de recrutamento, passa pela adaptação e acompanha o profissional em todo o seu dia a dia.

Para isso, é necessário um conhecimento profundo dos desejos e motivações individuais. Para Mark Levy, do Airbnb, a employee experience deve ser norteada por tudo que encaminhe os colaboradores para o sucesso e melhore a cultura da empresa

Por que esse conceito tem transformado empresas?

Ao analisar o que é employee experience, percebemos que ela tem como foco o colaborador, e não a empresa. Mas a organização certamente colhe os benefícios desse mindset. Veja por que ele tem revolucionado as corporações.

Auxilia na retenção de talentos

Uma pesquisa mundial da Gallup divulgou em 2018 um índice preocupante: 85% dos colaboradores entrevistados não se sentiam engajados no trabalho. 

Como é possível reter talentos dessa forma? Fica claro que, para diminuir os índices de turnover e parar de perder talentos, é preciso investir na satisfação dos profissionais, e a employee experience é o caminho para isso.

Promove o desenvolvimento acelerado

Empresas que adotam uma visão de colaboradores em primeiro lugar experimentam um desenvolvimento acelerado. Isso também está atrelado ao engajamento citado acima.

Profissionais mais engajados e satisfeitos, em um ambiente organizacional sadio, certamente darão melhores resultados, principalmente porque eles terão a convicção de estar evoluindo junto com a empresa.

Fomenta equipes motivadas

Ter suas motivações pessoais mesmo em meio a uma grande diversidade de profissionais é um fator central para a percepção de valorização e propósito que os talentos terão.

Esse ambiente gera, automaticamente, um maior senso de empatia e compreensão com as diferenças. O resultado são equipes mais unidas e mais motivadas a trabalharem juntas por resultados inovadores.

Por conta do grande potencial que existe em entender o que é employee experience, Denise Lee Yohn previu para a Forbes que 2018 seria um ano em que empresas despertariam para esse conceito. Agora você e sua organização também podem fazer parte dessa revolução no cenário corporativo!

Aproveite agora para contar nos comentários quais medidas sua empresa pode adotar para fomentar a employee experience.

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