Entenda por que as empresas precisam ser digitais!

126 milhões: esse é o número de pessoas que tem acesso à internet no Brasil, segundo o IBGE. O grupo, que representa 69,8% da população, revela, entre outras coisas, uma tendência: corporações tradicionais precisam se transformar em empresas digitais.

O motivo disso é que, com o aumento do acesso à internet, mudam também diversos padrões de comportamento social e de mindset da população em relação à tecnologia. Nesse momento, acompanhar as transformações é sinônimo de não ficar pra trás no desenvolvimento.

Quer entender como sua empresa pode se inserir da forma correta nesse novo cenário? Então, continue a leitura.

Observando as novas tendências de consumo

Atentando aos dados recentes sobre consumo no Brasil, percebemos que as tendências mostram um aumento das compras realizadas pela internet. Lembra quando as pessoas tinham receio de fazer transações online? Pois essa realidade está cada vez mais distante.

Junto a isso, as estatísticas mostram que a maioria do acesso à internet é feito via smartphones. A mobilidade passa a ser cada vez mais natural e desejada pelos usuários.

O que tudo isso muda para empresas? De um lado, elas precisam entender o que o consumidor deseja para adequar seus produtos e serviços às necessidades dele.

De outro, os profissionais que integram a equipe também estão imersos em um contexto digital, fazendo com que visões ultrapassadas sobre tecnologia em uma gestão levem a ruídos de comunicação e conflitos geracionais e de pensamento.

Transformando o universo corporativo com o digital

Aderir às mudanças que empresas digitais têm provocado é desafiador, mas lutar contra isso pode não ser o melhor caminho se você deseja permanecer em destaque no mercado.

Quer conhecer algumas ações que sua gestão pode adotar para participar desse novo momento? Falamos disso abaixo.

Quebrar paradigmas da gestão tradicional

Alguns modelos de liderança são adotados por décadas dentro das empresas. Mesmo que eles tenham dado certo até aqui, pode ser o momento ideal para rever o formato de gestão e adaptá-lo para o contexto atual.

Hoje em dia, empresas que investem em uma comunicação mais horizontal e transparente, com a participação e integração de todos os níveis hierárquicos, experimentam mais engajamento e inovação por parte dos colaboradores.

Valorizar os colaboradores

A valorização do capital humano também é uma tendência que empresas digitais adotam e que sua organização precisa assegurar. Afinal, os recursos humanos são o que há de mais valioso para a companhia.

Justamente por isso, hoje o setor de RH possui um papel muito mais estratégico, que usa as tecnologias digitais para selecionar, integrar e desenvolver pessoas na empresa, garantindo que os funcionários encontrem propósito e alcancem maior produtividade.

Utilizar plataformas para otimizar a comunicação interna

Comunicação é palavra de ordem em empresas digitais e ela anda junto com a tecnologia. Com a facilidade de acesso a dispositivos móveis e redes sociais que fomentam a troca de informações, nada mais justo que trazê-los para o ambiente organizacional.

Plataformas de comunicação como o VOCA Integra são voltadas para empresas digitais e potencializam a comunicação interna, conectando os colaboradores entre si e com os objetivos da empresa.

Adotar um mindset digital fará com que sua organização acompanhe as transformações e se aproprie delas para crescer e alcançar melhores resultados.

Se você percebeu que o futuro está nas empresas digitais, entre em contato com a equipe do VOCA. Queremos ajudar você com soluções e tecnologias inteligentes para essa trajetória.

Sign in to post your comment or sign-up if you don't have any account.

Deixe seu comentário

WordPress Lightbox