Entenda porque cultura e clima organizacional devem ser aliados!

Liberdade criativa, comunicação horizontal, equipes integradas, alta produtividade, esses benefícios parecem o sonho de qualquer profissional e são características da tão falada cultura da inovação. Mas, para que esse cenário seja viável, é preciso que cultura e clima organizacional caminhem juntos.

O fato é que existem aspectos dessa cultura tão almejada que podem enfraquecer o time de talentos se não forem bem administrados. Afinal, mudanças trazem sempre novos desafios e dominá-los é essencial para o sucesso do negócio. Por isso, o caminho deve ser de equilíbrio entre cultura e clima.

Quer entender melhor? Continue a leitura e descubra por que inovar exige alinhamento entre a gestão e os profissionais.

Entenda como clima organizacional e cultura de inovação são aliados

Em um texto para a Harvard Business Review, Gary P. Pisano explica que, ao perguntar para executivos como eles viam culturas de inovação, todos respondiam positivamente às ideias atreladas a elas. Afinal, parece incrível participar de um ambiente onde a criatividade é livre, há segurança para expor ideias e para errar sem medo de punições. 

De fato, inovação tem sido uma pauta constante no meio corporativo. Acompanhamos grandes players do mercado, como Amazon, Tesla e Netflix, citados pela Forbes na lista de mais inovadores do mundo. Em artigos e seminários, lemos sobre a necessidade de inovar para crescer e se destacar em um mercado extremamente competitivo.

Mas embora a cultura de inovação seja um alvo para gestores, Pisano explica que a dinâmica dela não é tão simples. Isso porque há uma linha tênue entre as práticas de uma cultura de inovação que leve ao crescimento e os comportamentos nocivos que podem minar o clima organizacional.

Por tal razão, em vez de olhar de forma utópica para as culturas inovadoras, é preciso conciliar cultura e clima organizacional, adotando um discurso unificado e equilibrado que alcance as equipes.

Descubra como equilibrar pontos importantes da gestão

Para que uma cultura de inovação caminhe da modo correto para o crescimento, é preciso equilíbrio na maneira de abordar certos pontos da gestão. Falaremos deles a seguir.

Tolerância ao fracasso

Uma das principais características de empresas inovadoras é a liberdade para experimentação. É pela segurança de poder testar novas iniciativas sem o medo de ser punido pela falha que muitas boas ideias surgem.

No entanto, é preciso garantir que essa abertura não será precedente para desleixo ou falta de comprometimento. Para isso, a equipe precisa estar alinhada com os propósitos da organização e ter senso de responsabilidade.

Comunicação clara

Outro ponto de destaque de culturas que têm foco em inovação é a comunicação horizontalizada, mais aberta e transparente. Para que isso seja possível, é fundamental trabalhar com toda equipe metodologias como a do feedback e feedfoward.

Promover uma comunicação clara implica estar aberto a críticas e para isso é importante que os feedbacks sejam construtivos e que os profissionais trabalhem a inteligência emocional para recebê-los.

Colaboração

Manter equipes integradas trabalhando em alta performance é mais um desafio, já que a colaboração não pode dar lugar à ausência de responsabilidades pessoais. É preciso exercitar uma cultura na qual cada profissional tenha senso de responsabilidade e esteja disposto a assumir riscos individualmente.

Para compreender se as equipes estão trabalhando de forma alinhada e comprometida dentro da cultura de inovação, é possível aderir a ferramentas como o VOCA Pulso, que mensura em tempo real o clima da organização, com a compilação de microfeedbacks por meio de inteligência artificial.

Alinhar cultura e clima organizacional é o segredo do bom desempenho das empresas inovadoras. Esperamos que este texto tenha ajudado você a perceber os melhores caminhos para alcançar esse equilíbrio.

Se você quer contar com soluções tecnológicas inovadoras que podem ser aliadas da sua gestão, entre em contato com a equipe do VOCA e vamos trabalhar juntos!

Sign in to post your comment or sign-up if you don't have any account.

Deixe seu comentário

WordPress Lightbox