Entenda porque o clima organizacional é tão importante

Toda empresa vive uma busca intensa para maximizar a produtividade. Sendo assim, entender os motivos para que isso aconteça é fundamental para alcançar seus objetivos.

O clima organizacional tem muita influência na forma como os colaboradores se engajam com a companhia, de modo que um clima positivo é extremamente valorizado pelos funcionários.

Para aumentar o desempenho da sua empresa, é importante entender o que é, o quanto é importante, qual o impacto sobre a força de trabalho e como maximizar os resultados por meio de um bom clima organizacional. Acompanhe os próximos parágrafos e fique por dentro!

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O que é clima organizacional?

O clima organizacional é caracterizado pelo ambiente de trabalho que é promovido pela empresa junto aos funcionários. Essa atmosfera está diretamente associada à relação entre eles e à forma como a interação tem sido produtiva para ambas as partes.

O clima organizacional não é exatamente tangível, mas esse relacionamento é extremamente percebido por todos. Emocionalmente, há grandes impactos e uma certa influência na maneira como as pessoas trabalham, tanto positivamente quanto negativamente.

Qual é o impacto sobre os funcionários?

Na empresa, lidamos com pessoas de diferentes personalidades e todas elas são influenciadas pelo ambiente. O convívio harmonioso entre indivíduos pode motivá-los a executar tarefas com muito mais empenho e dedicação, pois o bem-estar social é levado em conta por todos.

Mais da metade das pessoas preferem estar em um ambiente agradável a ter um salário maior. Isso mostra que elas não buscam apenas satisfação financeira, mas também satisfação pessoal.

O ambiente negativo trará prejuízos em curto prazo, inibindo a criatividade, e, em longo prazo, desmotivando o funcionário, tendo impacto direto nos resultados.

Com isso, a insatisfação do colaborador começa a prejudicar lentamente a comunicação na empresa, diminuindo o engajamento com os propósitos do negócio.

Qual a importância do clima organizacional?

O clima organizacional tem influência na motivação e satisfação do profissional. É um retrato da realidade da empresa e impactará positivamente determinadas áreas, como:

  • produtividade: um colaborador feliz e adaptado ao ambiente de trabalho consegue evoluir em suas atividades, pois produzir se torna algo prazeroso e não simplesmente uma obrigação;
  • saúde do profissional: um profissional de boa saúde é algo tão positivo que reflete diretamente na qualidade do trabalho exercido, tendo impacto direto nas faltas, atrasos e saídas antecipadas.

Algo que tem acontecido frequentemente nas empresas e deve ser combatido é a Síndrome de Burnout, que é um distúrbio relacionado ao esgotamento profissional.

Essa síndrome, descrita por Freudenberger, em 1974, está relacionada ao esgotamento físico e mental. A tensão emocional e o estresse crônico tornam o profissional incapaz de executar tarefas com perfeição, e tomar medidas de prevenção é importante e valorizado pelos profissionais.

O gestor tem a função de melhorar o ambiente o máximo possível para que profissional e empresa estejam em equilíbrio.

Como manter o clima positivo?

O primeiro passo é entender sua empresa e seus funcionários, com feedbacks a respeito de como seus colaboradores estão se sentindo em relação ao ambiente de trabalho, buscando compreender quais são as necessidades de cada um.

Projete um espaço de trabalho agradável

Não adianta o funcionário ser extremamente competente se não tiver as condições para desempenhar suas atividades.

Garanta saúde básica

É raro encontrar empresas grandes que não oferecem planos de saúde para seus funcionários. Dessa forma, você garante estabilidade emocional e ganha a confiança do colaborador para que ele entenda que é importante para a empresa.

Torne-se um líder e não um chefe

Aproxime-se de seus subordinados e seja presente na vida profissional, tornando-os verdadeiramente importantes para a empresa. Melhore a comunicação e torne-a mais propositiva, levando o funcionário a ter um engajamento maior com a empresa.

A maioria das organizações foca tanto no aspecto técnico que se esquece dos relacionamentos interpessoais. Com tanta concorrência no mercado, ilusoriamente, as empresas desconsideram o que realmente importa: pessoas. Tornar sua companhia mais próxima de pessoas por meio de um bom clima organizacional fará com que o sucesso seja inevitável.

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