Gerenciamento de conflitos: como acabar com a falta de comunicação?

Saber fazer um gerenciamento de conflitos de forma eficiente é uma das qualidades que um gestor precisa desenvolver caso queira manter a máquina corporativa funcionando sem constantes interrupções. Você já possui essa habilidade?

Entendemos que relacionamentos interpessoais dentro de uma empresa são atravessados por diversas questões, sejam elas profissionais ou não. Eventualmente problemas podem surgir, alterando o clima organizacional.

Porém, nosso objetivo com este artigo é mostrar que existem certos conflitos que podem ser muito melhor administrados — e até mesmo evitados —, caso o gestor invista em comunicação transparente e eficiente. Continue a leitura e entenda melhor sobre este assunto.

Qual o impacto dos conflitos na rotina da empresa?

Um dos desafios de liderar uma equipe de alta performance é justamente conseguir manter o desempenho elevado de forma constante. Isso porque o dia a dia pode trazer inesperadas situações que acabam enfraquecendo o time, tirando o foco dos projetos importantes e acabando com a sintonia.

Mesmo que problemas possam surgir de inúmeras partes, é interessante perceber que grande parte dos conflitos que assolam a rotina de uma empresa provêm de problemas comunicacionais. Entre eles, podemos citar:

  • ruídos, com a transmissão de informações incorretas ou pela metade;
  • falta de comunicação, quando o colaborador precisa “adivinhar” o que o superior deseja;
  • ausência de feedbacks ou feedbacks que desmotivam e não geram desejo de crescimento;
  • ações desalinhadas com os valores e propósitos da empresa, porque os mesmos não foram difundidos da forma correta;
  • rivalidade entre funcionários, por falta de ferramentas que fomentem a integração e o trabalho em equipe.

Como um modelo de gerenciamento de conflitos faz a diferença?

Após entendermos a natureza de muitos conflitos, as chances de elaborarmos um plano de gerenciamento de conflitos que seja de fato efetivo é maior. Afinal de contas, podemos atuar na “raiz do problema” e não tratá-lo de forma superficial.

Separamos as melhores dicas para você acabar com os problemas de comunicação que causam conflitos em sua empresa. Veja abaixo!

Seja um líder que valoriza a comunicação

Uma equipe, quase sempre, é reflexo de seu líder. Assim, gestores que não dão valor a uma comunicação transparente, aberta e com empatia, dificilmente poderão observar isso nos funcionários.

Dialogar de forma clara e ser imparcial na hora de resolver conflitos entre pessoas ou grupos também é uma excelente maneira de liderar de forma exemplar.

Estimule o clima favorável

A tensão da rotina empresarial por vezes provoca problemas nos relacionamentos interpessoais. Para amenizar esse tipo de cenário e resgatar a harmonia na equipe, algumas estratégias podem ser adotadas.

Criar momentos de informalidade e descontração, além de oferecer espaços seguros para a exposição de opiniões e o relacionamento, são boas medidas que sua gestão pode adotar.

Elimine falhas de comunicação

Embora estejamos constantemente cercados por redes sociais e diversos outros meios, nossa comunicação por vezes é cheia de ruídos nas empresas. Isso pode acontecer porque as ferramentas certas não estão sendo usadas, ou estão sendo usadas de forma incorreta.

Para eliminar conflitos de comunicação, é preciso, primeiramente, estabelecer padrões para a troca de informações. Depois, oferecer ferramentas que fomentem a uma sociabilidade saudável.

Implementar um modelo de gerenciamento de conflitos deve ser muito mais do que apagar incêndios esporádicos. É preciso estratégia para mudar comportamentos e garantir uma comunicação alinhada, que seja livre de erros, tenha propósito e gere real valor para sua companhia.

Se você já passou por uma situação de gerenciamento de conflitos ou se ainda tem alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo! Vamos adorar trocar uma ideia com você.

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