Liderança de alta performance: como influencia na inovação?

O líder influencia sua equipe de várias maneiras. Seu comportamento inspira os liderados e ele oferece uma ajuda instrumental para que os profissionais atinjam seu verdadeiro potencial e entreguem excelentes resultados.

Para que tudo isso realmente aconteça, é claro que não basta contar com uma equipe de alta performance; é preciso também desenvolver uma liderança compatível.

Uma das influências que o líder exerce é no sentido de estimular a equipe a “pensar fora da caixa” e trazer soluções. Neste post, você verá cinco maneiras pelas quais a liderança de alta performance influencia a inovação.

1. Investimento no capital humano

Quanto mais um profissional conhece uma área, quanto mais ele entende o seu funcionamento, mais ele é capaz de inovar naquele campo. Afinal, inovações de verdade não surgem do nada, elas partem de observações críticas e conclusões bem embasadas.

Pense na arte: para que um artista crie uma obra que rompe com as tradições, precisa primeiro ser um grande conhecedor dessas tradições. A lógica, na ciência e no mundo dos negócios, é a mesma.

Acontece que, se o conhecimento é importante para a inovação, investir no capital humano da empresa vai aumentar seu potencial para inovar.

A liderança de alto desempenho permite identificar os pontos em que cada colaborador ainda precisa se desenvolver e traçar ações para facilitar esse desenvolvimento, como a realização de treinamentos internos ou a criação de subsídios aos estudos.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

2. Aquisição das tecnologias adequadas

A tecnologia tem um papel importante para a inovação. Podemos citar como exemplo a adoção de softwares de gestão, que reúnem dados relevantes para identificar oportunidades de melhoria, e as soluções voltadas à comunicação interna e colaboração, que permitem envolver toda a equipe em um projeto.

Mais uma vez, portanto, cabe à liderança de alto desempenho decidir quais são as tecnologias que não podem faltar no ambiente de trabalho e garantir que elas sejam colocadas à disposição da equipe, para facilitar a missão de inovar.

3. Incentivo à autonomia

Não pode haver inovação se os colaboradores são tratados como meros executores, sem espaço para refletir e propor mudanças, certo? Portanto, cabe à liderança de alto desempenho não somente permitir que a equipe tenha autonomia como, também, incentivá-la a isso.

Tenha em mente que muitos profissionais, ainda que tenham grande potencial, estão condicionados (geralmente, por experiências passadas) a manter uma grande dependência em relação aos gestores. Por isso, é necessário “cortar o cordão”, desafiando todos os colaboradores a pensar, decidir e agir por si mesmos.

4. Alinhamento estratégico

Inovar não é simplesmente fazer algo novo. É fazer algo novo que seja viável e que vai trazer benefícios reais para a empresa, considerando suas limitações e seus objetivos de curto, médio e longo prazo. O problema é que nem sempre os colaboradores têm as informações necessárias, o que pode ser o motivo por trás de sugestões irrelevantes ou fora da realidade.

A liderança de alto desempenho resolve esse problema tomando atitudes para manter o alinhamento estratégico da equipe com a organização. Ou seja, assegurando que todos os colaboradores entendam onde a empresa está hoje e para onde ela pretende ir no futuro.

5. Cultura de feedback e reconhecimento

Inovar não é uma obrigação dos colaboradores. Por sua posição mais próxima dos pontos críticos do negócio, eles têm grande potencial para identificar oportunidades de melhoria. Mas, tecnicamente falando, “inovação” provavelmente não é uma das atribuições dos seus funcionários, não é mesmo?

Isso significa que é preciso dar a eles algum incentivo – e não se trata de salários ou benefícios. Em vez disso, é o papel da liderança de alto desempenho adotar uma cultura na qual o feedback, especialmente positivo, seja constante e o reconhecimento seja aberto. Assim, os colaboradores sentem-se mais motivados a continuar inovando.

Nesse post, você viu cinco maneiras pelas quais a liderança de alto desempenho incentiva a inovação nas equipes. O líder também tem um papel importante de apoiar os colaboradores na implementação prática de suas ideias. Afinal, mesmo uma excelente proposta não vai trazer resultados se não for transformada em ação.

Quer promover a inovação na sua empresa? A comunicação é um elemento essencial na liderança de alta performance. Entre em contato com a Voca e entenda como nossa plataforma pode ajudar!

Sign in to post your comment or sign-up if you don't have any account.

Deixe seu comentário

WordPress Lightbox