Passo a passo: aprenda como desenvolver pessoas dentro do negócio

Em um período de alta competitividade no mercado, cada empresa busca a melhor forma de reter talentos e garantir produtividade. Nesse cenário, CEOs que sabem como desenvolver pessoas saem na frente, já que profissionais capacitados formam equipes de alta performance. Porém, nem sempre essa é uma tarefa simples.

Um estudo divulgado pela Harvard Business Review mostrou que, apesar de profissionais terem um nível alto de competências, dificilmente sempre o alcançarão na rotina de trabalho. Isso porque existem fatores que influenciam o desempenho, entre eles a motivação, o cargo ocupado e a política empresarial.

Para que os talentos contratados continuem dando bons resultados após anos de desafios constantes, é fundamental proporcionar meios de valorização e engajamento.

Por isso, neste texto, falaremos de algumas estratégias que devem ser uma constante na empresa que prioriza o capital humano. Continue a leitura e entenda!

Estimule a adoção de metodologias de educação corporativa

As opções de educação corporativa são cada vez mais vastas para corporações que percebem como desenvolver pessoas é fundamental para o crescimento saudável do negócio.

Indo além dos tradicionais minicursos e treinamentos pontuais, é possível incorporar metodologias de aprendizado constante à rotina da empresa. Entre os exemplos estão modalidades em que todos os colaboradores podem constantemente trocar saberes entre si por meio de uma rede interna.

Há também a possibilidade de oferecer métodos em que o aprendizado ocorre de forma móvel e digital, aproveitando a tecnologia para fazer o desenvolvimento ainda mais atrativo.

Abrir espaço para essas estratégias na organização é uma das chaves para impulsionar a performance dos profissionais.

Promova o engajamento por meio de uma gestão humanizada

A forma de liderar pessoas também contribui para seu desenvolvimento e motivação. Isso foi mostrado por uma pesquisa da Gallup que apontou que apenas 14% dos colaboradores achavam que o feedback dado pela gestão os inspirava a melhorar.

Os dados também apontam que, em gestões que permitem que os funcionários participem do estabelecimento de metas, o engajamento é maior.

Pensar sobre esses dados mostra que existe grande responsabilidade na postura dos gestores. O caminho deve ser de uma gestão que seja mais humanizada e próxima do que os times realmente desejam para se sentirem motivados.

Dar maior autonomia para a tomada de decisões, abrir espaço para sugestões e ideias inovadoras, além de se mostrar acessível e inspirador como líder são algumas estratégias que você pode adotar.

Valorize a comunicação com troca de feedbacks

Já falamos aqui em nosso blog sobre o poder de ações como o feedback e feedforward, que podem motivar o avanço e o desenvolvimento se forem comunicados de forma correta — sendo transparente, objetivo e construtivo.

Líderes que sabem como desenvolver pessoas colocam no topo de suas prioridades o fomento de uma comunicação propositiva na empresa. Eles tomam mão de recursos como os citados acima, além de ferramentas tecnológicas, para diminuir ruídos comunicacionais e aumentar o engajamento e a interação no ambiente organizacional.

O VOCA oferece três diferentes ferramentas eficazes na integração e desenvolvimento de pessoas por meio da comunicação. O VOCA Opinião garante o diálogo constante e aberto na empresa.

O VOCA Pulso mensura o clima organizacional, permitindo que líderes direcionem suas ações para as necessidades reais da equipe. O VOCA Integra torna o engajamento e a troca de conhecimentos mais acessível por meio de uma rede social corporativa.

Como você percebeu, desenvolver profissionais é um dos fatores que influencia diretamente o avanço do seu negócio. Mas você vai descobrir que desenvolver pessoas pode ser muito mais simples e orgânico com ferramentas tecnológicas inteligentes como as do VOCA. Experimente!

Powered by Rock Convert

Sign in to post your comment or sign-up if you don't have any account.

Deixe seu comentário

WordPress Lightbox