Por que sua empresa precisa ouvir o sentimento da equipe?

Pertencer a algum grupo, cultura ou local é um dos objetivos perseguidos pelo ser humano ao longo dos séculos. Seja conscientemente ou não, desejamos fazer parte de algo para nos sentirmos felizes. Isso não seria diferente no ambiente organizacional e, por isso, o sentimento da equipe passa a ser uma preocupação do gestor moderno.

Neste artigo, queremos mostrar como o sentimento dos colaboradores da empresa tem uma relação direta com o engajamento e a produtividade. Indo além, vamos mostrar como a gestão pode entender melhor esses aspectos e promover satisfação e harmonia nas equipes.

Para entender mais sobre esse assunto, basta continuar a leitura!

De que forma o senso de pertencimento influencia a performance?

Em conteúdos sobre mundo corporativo, fala-se incessantemente sobre engajamento. Seria apenas uma palavra da moda ou uma verdadeira necessidade das empresas atuais?

A resposta está nas pesquisas que mostram que equipes com alto engajamento alcançam até 21% mais produtividade e que funcionários engajados têm 27% mais chances de mostrar um desempenho excelente.

No entanto, como é possível ter equipes engajadas se seus integrantes não alcançarem um senso de pertencimento e propósito em relação à empresa e ao trabalho que realizam?

Como ler o sentimento da equipe e aproximar os colaboradores?

A preocupação com o sentimento da equipe se torna um imperativo para gestores que buscam um trabalho unificado por resultados. Assim, é preciso garantir formas de identificar esses sentimentos da forma correta para que ações estratégicas sejam adotadas.

Você verá abaixo algumas medidas que podem auxiliar na leitura do sentimento do time, fazendo com que a comunicação seja mais clara e aproxime os profissionais da empresa.

Implante um plano motivacional

O empowerment já foi citado aqui em nosso blog como uma ferramenta de motivação dos colaboradores. Ao descentralizar a tomada de decisões e passar o bastão para os talentos da empresa, é possível gerar um “sentimento de dono”

Considerando pesquisas que mostram que 66% dos funcionários deixariam a empresa caso não se sentissem valorizados, adotar um plano motivacional é uma forma de mostrar a valorização dos profissionais e aproximá-los de um propósito em comum. 

Fortaleça a comunicação

A comunicação interna pode gerar conflitos ou harmonia na empresa, dependendo de sua eficiência. Dois fatores principais contribuem para esse cenário.

O primeiro é a forma com que a organização se comunica com seus colaboradores. O discurso precisa ser claro, transparente e unificado. Isso inclui os valores, as regras, as metas e os êxitos.

Um segundo ponto que tem ajudado empresas a obterem sucesso na comunicação interna é ouvir o que os funcionários têm a dizer. Por isso, se é necessário conhecer o sentimento da equipe, uma das melhores formas de fazer isso é perguntando diretamente aos profissionais.

Qual a importância de contratar uma plataforma inteligente de comunicação?

Felizmente as tecnologias digitais se apresentam como grandes aliadas de corporações que buscam uma comunicação horizontal e que se preocupam realmente com o bem-estar dos colaboradores.

Por meio de uma plataforma inteligente de comunicação como o VOCA Opinião é possível dar voz aos integrantes do time, permitindo um diálogo aberto, seguro e com troca de feedbacks.

Entender o sentimento da equipe e descobrir se os profissionais estão alcançando a satisfação e o senso de propósito e pertencimento pode ser enriquecedor para qualquer empresa. O melhor caminho para isso envolve comunicação e ferramentas que engajem e motivem pessoas. Os resultados desse processo certamente serão surpreendentes.

Se você quer saber mais sobre como tecnologias inteligentes podem favorecer uma comunicação propositiva em sua equipe, acesse o site do VOCA e conheça todas as soluções para sua gestão!

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