Rede social corporativa eficiente: conheça esta nova tendência!

Você entende bem o conceito de rede social corporativa? Pois há cinco anos — tempo longo o suficiente para mudanças ao tratarmos do cenário digital — um artigo da Forbes sinalizava que era preciso olhar atentamente para o Brasil em relação ao futuro das redes sociais.

De fato, a aderência dos brasileiros a elas é surpreendente. Apenas no Facebook são 127 milhões de pessoas conectadas no país.

Mas ultimamente esses espaços digitais têm ganhado um novo viés no cenário corporativo. Afinal, por que não usar o fascínio do brasileiro pela internet para o ambiente organizacional, gerando resultados positivos de sociabilidade e aumento na produtividade?

Essa é a realidade da rede social corporativa e você vai saber como sua empresa pode aderir a essa tendência neste artigo.

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Conectar e engajar é possível

Em tempos pós-modernos, nos quais prevalece a fluidez das relações, conseguir conectar pessoas com eficiência torna-se estratégico para uma empresa. Afinal, os resultados de uma organização são diretamente influenciados pelo bem-estar e engajamento dos colaboradores.

Esse fato tem sido comprovado por meio de pesquisas nos últimos anos. Um estudo da Gallup Poll, nos Estados Unidos, concluiu que empresas com maior engajamento de colaboradores tem classificação superior em produtividade e lucratividade.

Assim, a rede social corporativa se mostra como uma nova experiência de fomento de relacionamentos e comunicação organizacional, capaz de potencializar pessoas e aumentar os indicadores referentes à satisfação, tão caros para as empresas atuais.

Mas o sucesso desse modelo depende, sobretudo, da aderência da liderança. Charlene Li, CEO de uma empresa americana e autora do livro The Engaged Leader, observou em suas pesquisas em uma empresa do Vale do Silício que os executivos não viam a colaboração e o engajamento como um bom uso do tempo. Assim, os colaboradores seguiam o exemplo e abandonavam a plataforma.

Ainda segundo Li, canais digitais, são uma forma eficaz de estender a liderança e não é preciso temer que o engajamento diminua a capacidade de comando e controle.

Resultados diretos para a empresa

Apesar de dados mostrarem que mais de 90% das empresas brasileiras está presente nas redes sociais, muitas delas ainda não perceberam o potencial que essa ferramenta possui se usada no ambiente corporativo interno.

Estimativas do McKinsey Global Institute apontam que uma melhor comunicação e colaboração por meio de tecnologias sociais pode aumentar a produtividade da equipe de 20% a 25%.

Isso é possível por meio da transformação estrutura organizacional, que cria uma cultura de confiança, resultando em uma comunicação horizontalizada, com maior compartilhamento de ideias, maior engajamento, clareza de informações e aproximação de hierarquias.

A aderência a esse modelo de comunicação também favorece o fortalecimento da cultura organizacional, que norteia a identidade e da imagem da empresa.

Além disso, a cultura corporativa tem ligação direta com o índice de turnover. Uma pesquisa da Columbia University indicou que organizações que trabalham esse aspecto têm retenção de talentos três vezes melhor, fator que, consequentemente, reduz os custos.

Assim, se sua empresa tem passados por tempos de crise, é hora de fortalecer as relações interpessoais e investir no que a gestão tem de maior valor: as pessoas da equipe. E a rede social corporativa vai ser sua grande aliada nessa missão.

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