Rede social interna para empresas: como ela interfere no propósito?

Pesquisas recentes identificaram que 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais. A atração dos brasileiros por essas ferramentas é notada pelos especialistas. Por isso, o uso de uma rede social interna para empresas tem se tornado uma tendência cada vez mais aderida.

Em tempos em que diversas corporações sofrem problemas relacionados a uma comunicação cheia de ruídos e não eficaz, queremos mostrar como uma rede social personalizada pode transformar a interação em sua empresa. Continue a leitura e descubra como garantir propósito com a comunicação interna!

Como boas práticas de comunicação influenciam a equipe?

Um estudo da Salesforce questionou profissionais sobre as maiores falhas nas empresas. Surpreendentemente, 86% citaram problemas relacionados à comunicação ineficaz ou a falta de colaboração. 

Assim, garantir uma comunicação interna alinhada pode ser um dos primeiros passos para mudar um ambiente organizacional improdutivo.

Boas práticas de comunicação têm o poder de fomentar inovação, criatividade e engajamento e, quanto mais cedo gestores perceberem isso, mais rápido as empresas vão avançar em ritmo satisfatório.

A rede social interna pode impactar a aculturação?

A rede social interna para empresas se apresenta então como uma ferramenta estratégica nesse cenário. Afinal, ela possibilita uma integração completa com a cultura organizacional, o que é um dos fatores mais buscados pelo RH atual.

A aculturação de colaboradores à empresa é um processo que precisa ser desenvolvido de forma eficaz, a começar na fase de onboarding e seguir por toda a jornada do profissional, o que garante uma boa employee experience.

Mas você provavelmente já viu alguém falando de uma rede social corporativa que não era usada na empresa, certo? Esse é um problema recorrente e por isso foi tema de um artigo da Harvard Business Review. 

Nele, a empresária e escritora Charlene Li explica porque colaboradores deixam de usar uma rede social interna para empresas. A resposta é: por conta de líderes que não valorizam a colaboração, a comunicação e o engajamento e, assim, não tomam a frente no uso dessas redes.

Sem o exemplo de gestores, os profissionais da empresa passam também a deixar de lado e não dar o devido valor a essas questões tão preciosas para o ambiente organizacional. Nesse ciclo, a cultura não é desenvolvida e colaboradores perdem o senso de propósito, o que deixa o avanço estagnado.

É possível garantir essas soluções em sua organização?

Se você busca equipes mais engajadas e produtivas, o caminho certamente passa pelo desenvolvimento de uma comunicação propositiva e integrada entre todos os níveis hierárquicos da empresa.

Felizmente, o mercado tecnológico atual dispõe de inúmeras ferramentas que contam com inteligência artificial para garantir o desempenho. Elas permitem aos colaboradores ganhar voz ativa, além de se sentirem integrados aos processos decisórios do negócio.

A rede social interna para empresas é uma dessas ferramentas que se apresenta como grande aliada na transformação organizacional. No entanto, é preciso contar com uma ferramenta que seja versátil e eficaz para o contexto de sua organização

As soluções do Voca facilitam o processo de comunicação dentro da corporação. Por isso, entre em contato com nossa equipe e descubra como podemos ser parceiros de sua gestão.

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