Saiba a relação da autoconsciência com a Inteligência Emocional

Você certamente já ouviu a máxima grega “conhece-te a ti mesmo”. Mas entende de que forma ela é aplicável ou sua importância? Indo além, sabe como a autoconsciência tem uma relação direta com seu sucesso profissional?

Separamos este espaço para tratar desse tema tão relevante e, por vezes, subestimado, que é a inteligência emocional. Sabemos que o desenvolvimento nessa área traz grandes benefícios para o profissional e para a equipe num geral. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto.

Desvendando a autoconsciência

“Grandes líderes iniciam com autoconhecimento”. A frase intitula uma matéria da Forbes que cita também que o self awareness foi elegido um dos fatores primordiais para o desenvolvimento de líderes, de acordo com os autores do livro “How To Become a Better Leader”.

Apesar de ser um imperativo há muitos séculos, a necessidade de autoconhecimento passa despercebida para a grande maioria. O resultado, seja individual ou coletivamente, pode ser desastroso.

A busca da autoconsciência tem grande valor para qualquer indivíduo. A partir dela é possível conhecer a fundo suas emoções, preferências, desejos, motivações, qualidades e fraquezas. Esse discernimento é útil em diversas esferas da vida.

Mas a autoconsciência tem um propósito ainda maior para o profissional. Ela é um dos quatro domínios da inteligência emocional, qualidade que tem sido cada vez mais requisitada nas grandes organizações. Veja a seguir o porquê.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Utilizando a inteligência emocional na vida profissional

Empatia, boa comunicação, autocontrole, pensamento positivo, capacidade de gerenciar conflitos. Essas são apenas algumas das competências valiosas para a vida profissional que estão no campo da inteligência emocional e são cobiçadas pelas empresas.

Você certamente já percebeu o motivo. Equipes com profissionais que apresentam essas capacidades têm enorme potencial para conviver em harmonia, gerar um ambiente organizacional saudável, fortalecer a cultura interna e produzir resultados ainda mais satisfatórios.

empresário Gary Vaynerchuk aponta, por exemplo, a importância do autoconhecimento para que o indivíduo reconheça seus pontos fortes e entenda em quais áreas seu trabalho será melhor e terá mais valor.

Para o líder, outra habilidade essencial é a comunicação. E não estamos falando apenas de ser inspirador e motivador em seus discursos. Essa competência inclui saber ouvir os outros, ter empatia, saber dar e receber feedbacks, conseguir mediar conflitos.

Além do autoconhecimento, a inteligência emocional ainda abrange os domínios de autogerenciamento, consciência social e gerenciamento de relações.

Desenvolvendo a autoconsciência

Felizmente, o self awareness, assim como outros domínios da inteligência emocional, é  uma competência passível de desenvolvimento. Por isso, separamos algumas medidas que você pode tomar para aprimorar essa qualidade.

  • Separar tempo para a análise crítica de si mesmo e das situações;
  • Anotar os planos e prioridades;
  • Pedir feedbacks e aprender a recebê-los;
  • Identificar e categorizar emoções;
  • Fazer testes e descobrir suas competências, valores e habilidades;
  • Tentar antecipar suas próprias emoções;
  • Praticar empatia.

Esperamos que você perceba o grande potencial que o desenvolvimento da autoconsciência tem para você e sua equipe. Buscando aprimorar essas áreas você certamente vai aumentar seu quociente emocional e estar cada vez mais preparado para liderar de forma eficaz e inspirar grandes inovações.

Motive outras pessoas a buscar a autoconsciência compartilhando este texto em suas redes sociais.

Powered by Rock Convert

Sign in to post your comment or sign-up if you don't have any account.

Deixe seu comentário

WordPress Lightbox